Brasil 2x3 EUA - Sai pra lá encosto!

PQP. O que já era ruim ficou pior. Depois da Mari, agora a Paula desfalca a equipe. Segundo o Globo.com, ela quebrou o tornozelo.quebrou o tornozelo.
Duas lesões que comprometem a participação das jogadoras e do Brasil no Mundial. Afinal, se elas não ficarem de fora (isola!) o tempo de preparação das duas será curto.

Cabe ao Zé Roberto, dentro de suas superstições e religiosidade, achar uma maneira de benzer esta equipe. Ao contrário de 2008 quando tudo parecia conspirar a nosso favor para a conquista das Olimpíadas, este ano o caminho para o Mundial está sendo traçado de forma bastante tortuosa. Provações que o time terá que passar se quiser vencer o inédito título mundial.


*****************

Bom, falando do jogo.


Os torcedores do vôlei agradecem ao Brasil e aos EUA pelo jogão de bola que fizeram esta madrugada. Foi impossível definir um vencedor até a última bola americana cair na quadra brasileira.


Estava pessimista em relação a este jogo, pensei que levaríamos uma surra 'a la Itália'. Mas o Brasil entrou muito ligado e finalmente fez uma partida decente na defesa que compensou o desempenho abaixo do esperado do bloqueio. Demoramos demais para pegar o ritmo de marcação da bola da Bown (que, aliás, tá pançudinha. Acho que foi por isso que o Marco Freitas a confundiu com a Berg).

*********************

Recepção... hum, que tormento. Jaqueline estava inspirada ao inverso hoje, foi muito mal no passe. Mas tadinha, levou uma bronca do Zé que ecoou em todo o ginásio.


Não gostei da insistência da Fabíola em acionar a Jaque em certos momentos. Tem que se dar o desconto do passe ruim com o qual teve que lidar, mas acho que ela sentiu a pressão de jogar uma partida decisiva.

Para contrariar todas as expectativas, a Paula foi muito bem. Esteve perfeita na recepção e foi útil no ataque. Mas como a bruxa anda solta lá pelos lados brasileiros na China, nem deu tempo de aproveitar e ficar feliz com a atuação dela.

****************************

Foi bacana ver a superação e a luta das meninas, apesar das contusões, confusões, da Hooker e Akinradewo e das incompetências do árbitro. O Brasil poderia ter forçado os EUA mais ao erro com um saque melhor e explorando a inexperiência das jovens americanas. Com um pouco mais de pressão por parte das brasileiras, tenho a sensação que elas cometeriam mais erros. No fim, o Brasil ficou mais envolvido em consertar suas próprias falhas e defeitos do que pressionar o adversário.

**********************

O título do GP se foi e um Brasil capenga vai ter que enfrentar Itália e China. A impressão que a Natália deixou no último jogo não foi ruim, foi terrível. Mas não subestimo as capacidades dela em dar conta do recado na ponta. De qualquer forma, a Sheilla vai ter que se desdobrar e mais do que nunca comandar o ataque brasileiro.

De resto – e o mais importante – é torcer, rezar, orar, fazer simpatia, macumba ou o que for para que mais nenhuma jogadora se machuque (com uma prece especial pra Jaqueline que é um tantinho azarada neste sentido).

Comentários

Anônimo disse…
Achei o Brasil muito digno. Apesar dos pesares, foi o melhor jogo da seleção. Antes vinham fazendo um feijão com arroz muito do chato.

Acho que o sentimento de todos é o mesmo: tristeza. Mari está praticamente fora do Mundial e Paula, que de fato contrariou as previsões e entrou bem, também não está em uma boa situação. Ainda que as duas consigam ir ao Mundial, chegarão totalmente sem ritmo.

Torcerei, claro, mas é praticamente impossível disputarmos um Mundial sem as duas. Em 2006 foi possível jogar com Sassá e Jaque nas pontas, hoje os adversários nos atropelarão. As duas contra os bloqueios americano, russo e italiano seriam aniquiladas.

Marcela.
Anônimo disse…
vai dar tudo certo! FORÇA MENINAS!!!
Anônimo disse…
Mari e Paula fora do Mundial, quem poderá vir? Regiane? Garay? Lía? Tandara?
Anônimo disse…
MEODEUS, QUEM DISSE QUE ELAS ESTARÃO FORAAAAA??? PAREM DE ESPECULAÇÕES!!!

Mas olha: pra mim tudo isso é culpa da Fofão! Q q custava ficar até o mundial??????
Anônimo disse…
Japão 3 x 2 Itália
Essa jogadora japonesa KIMURA SAORI é realmente impressionante, além de excelente atacante, muito técnica, ela tem uma postura muito elegante. A Takeshita impecável e como ela se impoe e é respeitada pelas companheiras, o time japonês muito bem organizado em quadra, especialmente no contra-ataque.
Italianas pra mim, só Del Core e Gioli são realmente competentes.
alice disse…
ai, sério, to tão desolada com essas contusões da Mari e da Paula. esta parece que vai se recuperar a tempo do Mundial, mas fica a grande incognita em relação a sua real condição física pra competição. a primeira, sinceramente, acho que vai ficar de fora... o que é de uma pena sem tamanho!

com tudo isso, o Mundial fica nitidamente comprometido pra seleção. to arrasada! :~~~~

ps: em todo caso, to torcendo muuuuuito pela recuperação de ambas!
Carol Canossa disse…
Bem lembrado esse histórico de azar da Jaque. Olha, se eu fosse o Zé, entregava esses dois jogos por W.O. só para não ter que correr riscos com essa zica...
Anônimo disse…
É bom para vermos como Pequim 2008 foi especial...
Anônimo disse…
Infelizmente, desde o início das finais a SFV ñ vem jogando como uma seleção. Q passe é esse? E a cobertura pra onde foi? Aliás, será que ainda temos cobertura?? Mari e agora PP: Negócio já tá difícil com elas, imagine sem... E a Lins? O q aconteceu com essa jogadora? Bem q poderia ter levado a Brait poxa, a Fabi tá apagada d+. E a Natália tá sem ritmo,voltou aos velhos tempos atacou por cima e na rede... Acho uma boa irmos de Garay pro Mundial em uma possível substituição de ponteiras. Enea agora só em 2012, visto q, se não me engano estamos de fora do GP ano q vem.
Anônimo disse…
Voloch tá AMANDO ter mais de 100 comentários por posto. A nova dele é que Fofão pode voltar à seleção...
Anônimo disse…
Nem sei o que comentar. Estava esperando desde aquela final do mundial de 2006 contra as russas para ver a Mari dar a volta por cima e ser campaeão mundial. Não acredito ainda no que tá acontecendo. O duro é que pra ela é sim a última chance de mundial. Vou torcer pela seleção como faço rigorosamente desde 96, mas sem a loira a minha expectativa e ansiedade por este mundial se foi. Que ao menos venha Garay ao invés de Regiane.
Anônimo disse…
Aí sim fomos surpreendidos novamente :x
Anônimo disse…
Ai não, Fofão não! Fez uma campanha super irregular no Blausigel, bola de decisão no confronto contra Unilever deu pra Deyse, fora q se não receber a bola de um passe A, Fofão estrela não corre mesmo.
Anônimo disse…
Nada haver Voloch detonar a Fabíola, ela fez certíssimo, última bola vai pra quem vira, ta na cartilha, isso é clássico e nunca vai estar errado. O q a Fabíola precisa é de entrosamento com as jogadoras, afinal, não tem ninguém da seleção com ela lá no Pinheiros.
Anônimo disse…
Agora porque motivos sigilosos Ana Tiemi foi cortada , alguém sabe?
Anônimo disse…
ahhhh, ano que vem não tem GP mas tem Jogos Pan Americanos!
Anônimo disse…
O Brasil vai disputar o GP do ano que vem, sim:
http://www.fivb.com/EN/volleyball/competitions/WorldGrandPrix/2010/viewPressRelease.asp?No=25740&Language=en

Ainda bem, ficar um ano sem ter que acordar no meio da madruga pra assistir vôlei, ia ser chato demais.