As Escolhidas

 
Zé Roberto Guimarães fez a convocação definitiva das 13 jogadoras que disputarão o Montreux Volley Master.

Levantadoras: Ana Tiemi e Dani Lins;
Meios-de-rede: Carol Gattaz, Fabiana, Thaisa
Líberos: Camila Brait e Fabi
Ponteiras: Mari, Regiane e Sassá
Opostos: Joycinha, Natália e Sheilla


*****************************

É fácil pra compreender as escolhas do Zé Roberto mesmo sem reunir o grupo pra treinamento. Paula não tem condições físicas, Fernandinha e Jaqueline vão receber uma folga. A convocação pela Ana Tiemi em detrimento a Fabíola não parece dizer nada além do uma simples opção para começar o ‘rodízio’ de levantadoras. Se não me engano, o Zé não chegou a trabalhar com a Tiemi no último ciclo, é a vez de dar oportunidade a ela.

Palpitei errado ao dizer que ele escolheria a Fernandinha no início de trabalho, mas me esqueci que a temporada pra ela recém terminou... Tsc, tsc
 

*****************************

Também não é de surpreender que o Zé Roberto, um ‘obsessivo’ por defesa, escolhesse levar duas líberos para o torneio. Aliás, a regra que permite a inscrição de duas jogadoras nessa posição foi uma boa novidade. E muito bom para o Brasil que a segunda líbero seja a Camila Brait. Espero que o Zé ponha a jovem pra jogar logo, aproveitando os pequenos torneios de início de ano.

Obs: seria muito bom se o Zé e a sua comissão técnica conseguissem preparar a Natália para jogar como ponteira. Ainda não confio na Regiane e no seu futuro na seleção.
 

Comentários

Anônimo disse…
Achei a convocação boa, coerente com as palavras dele de dar chance a todas.

A Jaqueline é compreensível a folga, ela tem 26 anos, um histórico de contusões... nas competições mais importantes, deve voltar. Não sei se vocês pensam como eu, na minha visão, o Zé quer investir em Lins e Tiemi e está certíssimo. Se elas agarrarem a oportunidade, serão as levantadoras do Brasil nesse ciclo olímpico.

O que preocupa um pouco, para esse campeonato especificamente, é quem jogará com a Mari. Sassá está vivendo uma de suas piores fases, Regiane e Mari no passe é bem questionável, o mesmo vale para o caso da Natália ser usada como ponta. Enfim, veremos o que acontece.

Com essas jogadoras, meu time titular seria: Lins/Sheilla - Fabiana/Thaísa - Mari/Natália - Fabi.

Essa fase será de muitos testes, espero que todas façam por onde obter vaga na seleção.

PC
LaCauda disse…
PC, concordo com vc sobre o problema das ponteiras. Temos nesse início uma formação deficiente, principalmente se nos basearmos pela última temporada.

Acho também que é um ano de teste pra Mari em que vamos ver se a temporada passada foi uma exceção ou ela se confirmou de vez nessa posição.

Não sei se o Zé apostará nas duas jovens levantadoras... Seria bom, mas para isso a Tiemi tem que deixar o esconderijo de reserva, mostrar a cara e ser titular seja o time q for.
Anônimo disse…
Alguém comentou no outro post sobre capitã. Acredito que será a Fabizinha, não vejo outra opção, apesar de também não haver caso fosse a Paula e a Jaqueline. Se fosse a Paula, por exemplo, acho que algumas não aceitariam.

Ana
Anônimo disse…
Oi Ana,
Segundo as regras:

http://www.voleimaniaonline.com.br/regras.htm

20.1.3 - O Libero não pode ser nem o Capitão da Equipe nem no jogo.

Mas pode e ser q tenha mudado e eu nao saiba, as regras do voleibol são muito dinâmicas e mudam com certa frequencia, Fabi é muito comunicativa e tem espirito de liderança, mas se a regra realmente não permitir, eu escolhería a Sheilla como capitã desse time pela maturidade e tranquilidade.

Achei perfeita a escolha do ZRG, sou fã da Ana Tiemi, mas concordo com La Cauda, se quiser pensar em Seleção, a Ana a partir de agora devería jogar em clubes apenas como titular, seja o clube que for.

O meu time titular bate exatamente igual ao do PC.

Espero q Natália consiga se virar como ponteira e nao cair no seu rendimento.

Ps: Vai ser muito interessante como o publico oriental vai reagir coma presença da Tiemi no time Nr 1do Mundo, Quem lembra do sucesso da Leila por lá? Cartazes como " Marry with me Leila!", "Leila for President!" com direito a convite p/ participação de filme nas filipinas, e anel de brilhantes de presente dado por um Sheik!

Crowley.
LaCauda disse…
Meu voto pra capitã tb iria pra Sheilla.
Anônimo disse…
Capitã? Fabiana, sem dúvida.

Eu quero acreditar que a Tiemi vai tomar vergonha na cara e irá para um time onde seja titular. Não é possível que não tenha uma pessoa que coloque juizo na cabeça dessa menina. Se isso acontecer, ela tem tudo pra agarrar essa chance e ser reserva da Lins.

Onde é o Montreux? Acho que não é no Japão, me perdoem se estiver errado. A observação sobre os japoneses em relação à Tiemi é muito pertinente, sem dúvida, se ela chegar a jogar pela seleção lá, eles ficarão muito felizes. Acho incrível a paixão que eles tem pelo vôlei feminino, é elogiável.

Sobre a Mari, sinceramente, pra mim, ela não tem que provar mais nada, ela é ponta. Tem deficiência no Passe? Óbvio, isso é notório, mas se tiver uma ponta ao lado tão boa no ataque quanto ela, ou uma ponta de "volume de jogo", não há problema algum. Está mais do que provado que ponteiras fortes no ataque vencem campeonatos. Com ponteiras que não atacam, o Brasil não ganha nada.
victor_hugo89 disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
A Tiemi acabou de renovar com o Osasco, acabei de escrever pra ela tomar vergonha na cara e a mulher me faz isso? Não merece seleção. Ponto. Adenizia também renovou e Ju Costa foi contratada.

Link: http://www.webdiario.com.br/?din=view_noticias&id=32114

E a Blausiegel em, muitas promessas de contratações e até agora nada. Desse jeito vão brigar de novo pelo 3° lugar. Perderam uma grande chance de contratar a Ju Costa.

Ouvi algumas pessoas falando que a Blausiegel pretende repatriar a Walewska, mas pelo andar da carruagem, eles vão de três campeãs olímpicas e jogadoras medianas, bem medianas de novo.

Ah, o último post também foi meu, esqueci de assinar.

Pedro A.
Anônimo disse…
Crowley,
obrigada pela informação, não sabia sobre esta história do líbero não ser capitão. Então, não tenho nem escolha para o cargo. Não sei, acho que Sheilla não tem espírito para ser capitã. Como estamos sem opções, ficaria com a Fabizona então.
Ana
Anônimo disse…
A Blausiegel tá dando mole, muito mole. Prometeram mais investimento e até agora nada. O Paulo Coco já renovou com o Pinheiros, levou a Lili pra lá.

Pelo jeito que o Bambam da farmaceutica falou "contratações de peso", acho que só resta as estrangeiras, quem sabe ele não aparece com a Sokolova ou a Aguero que estão querendo mudar de ares.
Na verdade, parece que o time vao com mais do mesmo.

Um pequeno detalhe pra Sheilla, que pensa em ir embora, todas as jogadoras que foram pra Turquia estão retornando ao vôlei italiano, Aguero, Poljak, Anja... pelo jeito a Turquia não é o mar de rosas que todos pensam.
Anônimo disse…
Oi Pessoal, bom dia!

O que será que se passa com a A. Tiemi para ela renovar com o Osasco e não buscar um time onde ela possa jogar efetivamente? Se bem que, a contar pelos jogos que ela entrou durante a última SL não sei nem o que ela está fazendo na seleção.

No mais, acho que o Zé não vai entrar na Montreaux com o objetivo principal de ser campeão, acho que vai ser um bom laboratório, isso sim. Eu aposto em Mari e Sassá como titulares nas pontas.

Abraços, Paulino
Anônimo disse…
Corrigindo, no post "mercado" do Melhor do Vôlei, diz que a Ana Tiemi deve deixar o Osasco. Será? E para onde ela iria?

Abraços, Paulino
Gabriel de Jesus disse…
Walewska tem contrato de dois anos com o time russo. Portanto acho que ela não volta este ano por causa da multa. O time da Wal... poderia ser o destino da Paula, ela jogaria no lugar da Sokolova. quem sabe né? ;)

Estava vendo no MDV, parece que Suelle, Silvana e Ana Tiemi vão sair de Osasco. e Ana Cristina e Clarisse tem propostas do Minas, seria uma boa as duas ex-sanca e mais as duas ex-ponteiras de osasco fossem para o minas, seria uma equipe no minimo competitiva (e a chance da Suelle engranar, ou não.). Parece que a Lia vai renovar com o Finasa.

Tá quase claro que Natália será ponteira, logo acho que em clubes ela será ponteira também, formando dupla com a Jú Costa no Osasco e talvez Lia na saída.

Paulo Cocco quer levar verê, edna, lili e Ligia para o pinheiros.

Parece que tudo está voltando ao normal.
Anônimo disse…
Cara blogueira,
Na convicação do Zé só constam 13 jogadoras...isso pq ele chamará a Jaqueline somente após as finais do campeonato italiano!

Att

Fer
Edson disse…
A convocação foi a esperada, Paula machucada fora, levantadoras jovens e altas, Jaqueline ainda no italiano fora... No mais, tudo normal.

Só queria descobrir quem o Zé quer queimar, Mari ou Lins... rs. As duas vão sofrer nesse torneio. Mari terá que jogar com Sassá em péssima fase, ou Natália e Regiane, jogadoras praticamente sem passe. Já a Lins terá que correr muito, mas isso acho que não será problema, ela já está acostumada.

Esse torneio é fraco. A maioria das seleções vai de time B, já as outras tem equipes muito fracas, exceto a China que é sempre forte. Não acho que o Brasil terá problemas mesmo com os desfalques. Fabiana, Thaísa, Mari, Sheilla e Fabí darão uma boa base as 'novatas', já estas, espero que não decepcionem.

O mercado ainda tá meio 'parado', o que estamos vendo são revovações, nenhum time fez nenhuma contrataçõ de peso ainda. Quero ver as promessas do dono da Blausiegel, até agora nada.

No italiano o Novara eliminou o Bergamo no quinto jogo, 3x2. Osmokrovic, como de costume, liderou a equipe com 23 pontos. No Bergamo, Piccinini fez 26 pontos. Provavelmente teremos um bi-campeão italiano, o Pesaro, algo que não acontece a muito tempo.
Anônimo disse…
Gente, já disse que Jaqueline irá jogar o campeonato!!!

Fer
LaCauda disse…
Fer,
Obrigada pela observação. Já corrigi no blog o número de convocadas. Só não tenho essa informação de que a Jaqueline irá jogar o Montreux. Como vc sabe disso?

Valeu!
LaCauda disse…
Final do italiano será entre Pesaro e Novara, que ganhou de Bergamo por 3x2.

Será a reedição da final da Copa Itália na qual o Pesaro saiu campeão.
Anônimo disse…
Gabriel,

Soube do interesse do Minas em Lili e Édna. Vc consegue confirmar isso, ou é boato de fim de feira, digo, de temporada?

LaCauda,

O italiano feminino desta temporada, tecnicamente falando, foi mesmo abaixo do esperado. Eqipes muito iguais, algumas delas, se disputassem nossa SLF, tomariam sapatadas e mais sapatadas até de nossas eqipes intermediárias.

Glamour?

Sim, a mídia vende até Coca-Cola e Gilmar Dantas, porq nao vender esse campeonato como "the best"???

Como clubes de ponta precisam de projetos prá existirem, seus técnicos trabalham assim, caso contrário viveriam ao sabor de mídias e/ou cartolas.

Destaqes?
Zé Roberto:
sacou/passou/levantou/atacou/bloqeou/defendeu/etc ... nao demonstrou esgotamento depois da Olimpíadas e faz agora mais 1 final.

O Foppapedretti nao teve pernas prá superar o Asystel q, 1 pouco mais concentrado, venceu, ainda q nada fácil.
Valeu-se de bom condicionamento físico e de sua líbero em dia inspirado.

Mas, q ninguém se iluda, as 2 eqpies jogaram seu máximo.
E feio.

Os destaqes do jogo nao fazem barulho: levantaodras e líberos. De resto, nada q chamasse a destacar.

Inté,
Mg
Anônimo disse…
O Osasco tinha q contratar uma gigante la do leste europeu ou uma Haneef com seus 2.01m q formaría junto com a Thaísa 1.96m, um bloqueio de respeito nesse time.
Anônimo disse…
Resumindo a Ópera do Fracasso, do finado Finasa:

O Osasco inicia a próxima temporada c/ 1 bom elelnco + bom manager.

Agora precisa correr atrás dum bom técnico.

(certo Gabriel?)

Inté,
Mg
Anônimo disse…
Não sei se a informação do Fer (a respeito da convocação da Jaqueline) procede...mas faz sentido! Isso pq agora, nos campeonatos mundiais todas as esquipes podem inscrever 14 jogadres (as)! Ou seja, o Zé convocou as 13 primeiras e está esperando pelas finais do italiano para oficializar a convocação da 14ª jogadora: justamente a jaqueline...E, sinceramente, o Zé não seria tão bobo em convocar apenas 13...ainda mais que a Sassá e a Regiane não estão lá grandes coisas! Abraços

Guilherme
Anônimo disse…
Jaqueline talvez receba folga? Tá cansadinha? Num instante entra outra no seu lugar, com Seleção nao se vacila, chamaría logo a Lía.
Anônimo disse…
O povo querendo acreditar que a jaque vai... rs. Gente, ele não a convocou, simples. Depois ela volta. Todo mundo sabe do histórico de contusões dela. Não seria bom pra jogadora sair de uma fase final de italiano desgastante e ir direto para um campeonato pela seleção. O fato dele ter convocado apenas 13 jogadoras não necessariamente quer dizer que ele irá convocá-la.

Outra, sinceramente não vejo o porque de tanta preocupação em relação as ponteiras. Esse início de ciclo, esses torneios "meia-boca", são justamente para testar jogadoras e é o que ele vai fazer. A Mari é experiente, joga muito na seleção, não vejo as coisas como algumas pessoas querem fazer parecer "há o passe do Brasil será um horror"... entre outras coisas. Vamos esperar pra ver.

Pequena aposta minha, Natália ou Regiane irão tomar o lugar de Sassá ou Jaque nesse ciclo olímpico, pode apostar. Jogadoras de "volume de jogo" são importantes, 'carregam piano', mas na hora H, são as que viram bolas que importam. Logo, Jaque e Sassá, cuidem-se.
Anônimo disse…
Essa teoría d q basta ter jogadoras q virem a bola p vencer, precisa ter cuidado, ta ahe Cuba, todas viram e encabeçam o ranking das melhores atacantes, mas com o passe desastroso, acabou deixando as d fora do pódio em Pequim.